Shih Tzu
- Pedro Martins
- 26 de dez. de 2021
- 1 min de leitura

NOME DA RAÇA
Shih Tzu
PORTE
Pequeno
PESO
Fêmeas: 4,5-8 kg. Machos: 4,5-8 kg
ALTURA NA CERNELHA
Fêmeas: 25-27 cm. Machos: 25-27 cm
NÍVEL DE ATIVIDADE
Moderada
TEMPERAMENTO
Brincalhão, carinhoso e calmo
ADESTRABILIDADE
Moderada
Introdução
Introdução Origem Apesar de ter suas raízes no Tibete, a raça Shih Tzu foi desenvolvida na China, onde esses cães viviam nos palácios imperiais. Formada provavelmente a partir do cruzamento dos pequenos cães sagrados do Tibete com os antepassados do Pequinês moderno.
Na religião budista, o leão é considerado um animal-atributo da divindade e em muitas pinturas antigas, o próprio Buda está representado junto à um leão. Talvez por esse motivo, o Shih Tzu, uma das raças com aspecto leonino, (e que o próprio nome em chinês significa leão), seja uma das raças que até hoje são tão apreciadas em toda a China.
A China se tornou uma república em 1912, após o que exemplares da raça encontraram seu caminho para o ocidente, embora a primeira importação registrada para a Grã-Bretanha não ocorreu antes de 1931.
A raça foi reconhecida pela FCI em 1957, pela AKC em 1969 e o padrão oficial válido pela CBKC é de 2015.Nome original Shih Tzu País de origem Tibet (China)
Características gerais
Características gerais Aspectos raciais Sua cabeça é larga e redonda, com stop definido. A trufa é Preta, porém marrom escuro em cães de cor fígado ou com manchas fígado é aceitável. A parte superior da trufa deve estar em linha ou ligeiramente abaixo da pálpebra inferior. Trufa nivelada ou com a ponta ligeiramente inclinada. Narinas bem abertas. Trufa direcionada para baixo é altamente indesejável, bem como narinas pontudas. Pode ter um ligeiro prognatismo inferior, com mordedura em tesoura ou torquês. Os olhos são grandes, escuros, redondos e inseridos bem separados, mas não proeminentes. Expressão calorosa. Em cães fígado ou com manchas fígado, olhos mais claros são permitidos. O branco dos olhos não deve ser visível. As orelhas são grandes, de bom comprimento, portadas pendentes. Inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio e com uma pelagem tão abundante que parecem unidas ao pelo do pescoço. A cauda é bem guarnecida de pelos, portada alegremente sobre o dorso. Inserida alta. Sua altura é aproximadamente em nível com a do crânio, dando um contorno equilibrado. A pelagem do Shih Tzu possui revestimento exterior longo, denso, não encaracolado, com moderado subpelo, não lanoso. Ligeira ondulação é permitida. Pelo não afetando a habilidade do cão para enxergar. O comprimento do pelo não deve restringir o movimento. Todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores. Pelo Longo
Comportamentos e Cuidados
Comportamento e cuidados
O Shih Tzu gosta de ficar perto da sua família e ser mimado, mas também gosta de desfrutar de certa liberdade. Por sua natureza essencialmente amigável, são tolerantes com crianças, animais e pessoas estranhas, e costumam fazer amizade com facilidade. No entanto, podem se irritar com facilidade quando provocados, portanto, considerando que alguns cães podem ser mais dominantes do que outros, é necessário um julgamento flexível nesta questão, e um cuidado redobrado pode ser necessário na presença de crianças menores.
Apesar de serem conhecidos por seu temperamento relativamente independente, nem todos os cães da raça Shih Tzu lidam da mesma maneira com a ausência do seu dono ou dos familiares. Enquanto alguns cães desta raça encaram com tranquilidade períodos mais longos sem a presença da família, outros podem adquirir um comportamento excessivamente carente.
Podem ser teimosos ao treinamento, para oferecer um bom adestramento, será necessário entender o caráter um tanto obstinado do Shih Tzu. A paciência e a compreensão serão as qualidades exigidas de quem for educá-los. No entanto, é um cão inteligente e capaz de aprender.
Os cães bem disciplinados desde cedo, tendem a ser excelentes companheiros, amigáveis, extrovertidos, de temperamento tranquilo e equilibrado.
Escovações diárias são necessárias, devido à sua longa pelagem. Caminhadas ou brincadeiras já são suficientes para suprir sua necessidade de exercício.
Sensibilidade a fármacos
Glicocorticóides
Injeções subcutâneas nesta raça podem causar áreas locais de alopecia
Predisposições a doenças
Predisposição à doenças
Cardiovasculares
Defeito do Septo ventricular
Congênito
Pouco frequentes
Endocardiose
Também conhecido como doença valvular crônica
Maior prevalência com idade
Etiologia desconhecida, mas provável base genética
Dermatológicas
Atopia
Fêmeas provavelmente predispostas
Idade do início: de 6 meses a 7 anos
Pode ou não ser sazonal
Cisto folicular
Nenhuma idade ou predisposição sexual
Anasarca congênita
Malasseziose
Fisiológicas
Condrodisplasia
Crânio e membros afetados
Aceito como padrão de raça
Gastrointestinais
Fenda palatina
Transtorno congênito com herança suspeita nesta raça
Estenose pilórica (síndrome da hipertrofia pilórica antral)
predisposição de raça à síndrome de hipertrofia pilórica de início adulta
Os machos predispostos
Neoplásicas
Tumores de glândulas sebáceas
Possível predisposição da raça ao epitelioma sebáceo
Visto em cães mais velhos (idade média de 10 anos)
Adenomas da glândula perianal (hepatóide)
Predisposição racial
A idade média de 10,5 anos
Machos não castrados predispostos
Neurológicas
Doença do disco intervertebral
Predisposição racial
Idade do início clínico: 3-7 anos
Oftálmicas
Entrópio
Predisposição racial
Distiquíase
Predisposição racial
Triquíase caruncular
Predisposição racial
Proptose
Ocorre mais facilmente nessa raça, geralmente após o trauma
Ceratite pigmentar
Predisposição racial
Ceratoconjuntivite seca
Predisposição racial
Úlcera de córnea refratária
Predisposição racial
Sinérese vítrea
Predisposição racial
Idade do início: 2-4 anos
Pode ser visto com descolamento da retina e glaucoma
Hipoplasia de nervo óptico
Congênito
Renais e urinárias
Doença renal familial (displasia renal)
Modo de herança desconhecido
Glicosúria renal
Pode ser visto na doença renal familial
Urolitíase por urato
Alta incidência nesta raça
A idade média no diagnóstico é de 3-6 anos
Machos predispostos
Urolitíase por oxalato de cálcio
Alta incidência nesta raça
A idade média no diagnóstico é de 5-12 anos
Machos predispostos
Urolitíase por estruvita (fosfato de amônio magnesiano)
Alta incidência nesta raça
A idade média no diagnóstico é de 2 a 8 anos
Fêmeas predispostas
Urolitíase por fosfato de cálcio
Alta incidência nesta raça
A idade média no diagnóstico é de 7-11 anos
Urolitíase por sílica
Alta incidência nesta raça
Machos predispostos
Respiratórias e pneumológicas
Colapso de traqueia
Etiologia desconhecida
Normalmente afeta cães de meia idade para idosos
Síndrome dos braquicefálicos
Referências Bibliográficas
Referências bibliográficas
http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/shih-tzu/ http://www.guiaderacas.com.br/cachorros/racas/shih-tzu.shtml http://www.fci.be/en/nomenclature/SHIH-TZU-208.html http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_200.pdf http://www.akc.org/dog-breeds/shih-tzu/ https://www.chien.fr/race/shih-tzu/ JERICÓ, Márcia Marques; ANDRADE NETO, João Pedro de; KOGIKA, Márcia Mery. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. 1. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2015. GOUGH, Alex; THOMAS, Alison. Breed Predisposition to Disease in Dogs and Cats.1. Ed. Oxford:Blackwell Publishing Ltd, 2004 – páginas 143 à 145. NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina interna de pequenos animais. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. Imagem: http://animalepetshop.com.br//blog/wp-content/uploads/2014/07/shih-tzu.jpg
Disponível em: https://www.vetsmart.com.br/
Comentários