top of page

Fim de ano sem estresse: como promover bem-estar aos Pets


Medzoo; fogos de artifício

O Natal e Ano novo estão chegando! E, se para nós as comemorações de final de ano são motivo de alegria, para muitos animais elas estão relacionadas a medo, pânico, fugas e ferimentos físicos e psicológicos, devido à soltura de fogos de artifício. Estas são inquestionavelmente as épocas em que muitos animais se perdem de seus donos e/ou sofrem acidentes.

Quando em pânico, devido à alta intensidade dos ruídos dos fogos, alguns animais se desorientam completamente e podem fugir sem destino, ser atropelados ou enforcados na própria coleira na tentativa de fuga; podem tentar se esconder em locais pouco seguros, sofrendo afogamentos ou quedas; podem tentar ultrapassar portas de vidro ou grades, sofrendo mutilações e ainda podem ficar agressivos por medo, envolvendo-se em brigas ou sofrendo ataques.


DICAS

____________________________________


Ademais, a superexcitação causada pelo pavor é capaz de desencadear crises convulsivas, transtornos cardiorrespiratórios ou digestivos graves em pacientes com predisposição a tais alterações ou doenças preexistentes.


Pensando em nossos amigos peludos e que nos são tão queridos, compilamos algumas dicas para protegê-los nestas ocasiões.


  • Primeiramente, mantenha seu animal com placa de identificação constando nome e telefone para casos de fuga.


  • No momento da soltura dos fogos acomode-os dentro de casa, se possível, ou em lugar onde possam se sentir em segurança, mas não os acorrente. Procure propor brincadeiras ou outras atividades para tentar distraí-los, pois, muito embora nosso impulso seja de abraçá-los e confortá-los, esta atitude pode transmitir a eles a mensagem de que estão realmente correndo perigo, o que reforça o comportamento de medo.


  • Chumaços de algodão nos ouvidos podem auxiliar por reduzir a intensidade dos sons. Outra tática seria, antes da queima dos fogos, levar o seu animal para perto da TV ou de um aparelho de som e aumentar o volume aos poucos, de tal forma que ele se distraia e se acostume com o som de alta intensidade.


  • Não se esqueça de retirar de perto deles qualquer coisa que possa ser derrubada, quebrada ou derramada e, em casos mais graves, consulte sempre seu médico veterinário a respeito de terapias alternativas ou tranquilizantes.




コメント


bottom of page